Foi hoje aprovada pelo Parlamento Europeu a realização em Lisboa da próxima reunião da Assembleia Parlamentar UE/Eurolat, que decorrerá na sala do Senado da Assembleia da República, de 16 a 18 de maio.
A Eurolat é uma instituição parlamentar de associação estratégica entre a União Europeia, por um lado, e os países latino-americanos, por outro, estabelecida em junho de 1999, no termo da Cimeira UE-ALC (União Europeia e a América Latina e Caribe).
A Assembleia Parlamentar multilateral UE/Eurolat, criada em 2006 em Bruxelas, é composta por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu e 75 da componente latino-americana, a qual compreende representantes dos parlamentos Latino-americano, Andino, Centro-americano, Mercosul, e ainda de representantes dos congressos mexicano e chileno.
No quadro da Eurolat existem quatro Comissões Permanentes: i) assuntos políticos, segurança e direitos humanos; ii) assuntos económicos, financeiros e comerciais; iii) assuntos sociais, intercâmbios humanos, jovens e crianças, educação e cultura; iv) desenvolvimento sustentável, meio ambiente, política energética, investigação, inovação e tecnologia.
Recorde-se que o eurodeputado Carlos Zorrinho é o coordenador do grupo S&D para a América Latina.
Gabinete do eurodeputado Carlos Zorrinho
Bruxelas, 7 de abril de 2016