A eurodeputada Ana Gomes chega hoje à Grécia, para se inteirar sobre como estão a funcionar, no terreno, os dispositivos europeus para lidar com o afluxo de refugiados, e sobre quais estão a ser as implicações do recente acordo UE-Turquia - que Ana Gomes de antemão condenou como "ilegal, imoral, impraticável e ineficiente".
A visita foi organizada por iniciativa da eurodeputada portuguesa, em articulação com o Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo (EASO) e com o eurodeputado grego Miltos Kyrkos.
Na sexta-feira, dia 1 de Abril, Ana Gomes visita a ilha de Lesbos, incluindo o campo ("hotspot") de Moria, o campo de trânsito para refugiados de Kara Tepe e o centro de acomodação para menores não acompanhados. O programa inclui reuniões com representantes do poder local, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, da União Europeia e com ONGs a prestar apoio aos refugiados.
No sábado, dia 2, Ana Gomes visitará o porto de Pireu, o centro de acolhimento de Eleonas e o centro de recepção de Shisto. Está previsto um encontro com Ioannis Mouzalas, Ministro Grego para a Política de Imigração.
No dia 3, a eurodeputada socialista ruma ao norte do país, para contacto com refugiados, autoridades e ONGs em campos de refugiados oficiais e não oficiais, incluindo o campo de Diavata, nos subúrbios de Salónica, e o campo de Idomeni, na fronteira com a Antiga República Jugoslava da Macedónia.
Para mais informações:
+351919332400
anamaria.gomes@ep.europa.eu
Gabinete da eurodeputada Ana Gomes
Bruxelas, 31 de março de 2016