Francisco Assis foi nomeado responsável pelo parecer da comissão de Assuntos Externos do Parlamento Europeu sobre o Projeto de Relatório "Rumo a uma União Europeia da Energia".
A dependência energética externa revela-se uma questão muito sensível a nível geopolítico e a nível da segurança de aprovisionamento energético assumindo-se, por isso, como um tema central no contexto da definição da futura União da Energia.
Os dados revelam com clareza a sensibilidade do tema: mais de metade da energia consumida pela União Europeia é importada. No caso do petróleo bruto as importações ultrapassam os 90% e no gás natural atingem os 66%; muitos dos Estados-membros dependem exclusivamente de um único fornecedor, como por exemplo da Rússia ou de países do Norte de África, zonas hoje afetadas por enorme instabilidade.
Francisco Assis, enquanto membro da comissão de Assuntos Externos, vai concentrar-se em apresentar propostas no seio da definição da estratégia europeia para a energia que reduzam os riscos que a Europa enfrenta neste domínio.
Gabinete do deputado Francisco Assis